Atualmente é possível encontrar no mercado dois tipos de aquecedores disponíveis para residências: por passagem e por acumulação. No entanto, o sistema por passagem é o mais indicado, pois oferece mais conforto e economia ao usuário nos diversos pontos de utilização.
O aquecedor de passagem a gás é destinado para aquecimento de água para diferentes fins, principalmente para lavar a louça e tomar banho. Trata-se de um equipamento baseado na circulação contínua de água em seu interior assim que é acionado. É por isso que é chamado “de passagem”, pois não há um reservatório para acumular a água aquecida – a mesma é fornecida instantaneamente quando o aparelho é acionado.
O acionamento é feito pela abertura dos registros ou misturadores de água, que faz o aparelho funcionar de forma automática e imediata, assim gerando água quente para todos os pontos disponíveis na residência.
Mas afinal, como funciona um aquecedor de passagem digital?
O aquecedor a gás possui um queimador semelhante ao do fogão, envolvido por uma espécie de serpentina no qual circula a água que será aquecida. Quando ocorre a passagem de água pelo aquecedor, o fluxostato envia um sinal elétrico para a PCE – Placa de Comando Eletrônico. Na sequência, a PCE controla os sensores de segurança e realizará o acionamento da ventoinha e da faísca. Logo após, a PCE libera a passagem de gás para acender a chama. Caso a chama se apague, o gás será cortado. Se houver uma interrupção de passagem de água, o fluxostato interrompe o sinal que estava sendo enviado para a PCE, ocasionando o desligamento das válvulas de gás.
Gostou da postagem? Continue acompanhando o blog da 3B Aquecedores para mais dicas e informações úteis sobre aquecedor de água a gás.