Algumas atitudes simples podem prolongar a vida útil do aquecedor a gás, como também proporcionar mais conforto e segurança para a sua família. Confira dicas úteis para ajudar você a manter o seu equipamento com máxima eficiência:
Limpeza das duchas e torneiras
Ao longo do tempo as duchas e torneiras podem entupir e reduzir a vazão de água, o que atrapalha o funcionamento do aquecedor a gás. Por isso, realize a limpeza regularmente.
Regulagem da temperatura da água
A regulagem influencia diretamente no consumo de gás. Antes do uso, regule o mais próximo possível o aparelho da temperatura agradável para que não haja a necessidade de acrescentar água fria. Isso também deve ser feito no modo verão/inverno quando houver mudança de estação no caso do aquecedor a gás mecânico.
Mantenha a manutenção em dia
Realize a manutenção periódica do aquecedor a gás pelo menos uma vez por ano. Além de o técnico realizar um check-up nos componentes e garantir a segurança dos usuários, ele também fará uma higienização do aparelho que poderá trazer uma melhora significativa no desempenho. Vale ressaltar que o aquecedor a gás, quando bem cuidado, pode chegar aos 10 anos de vida útil. Quando não há manutenções regulares, ele pode durar metade desse tempo!
Realize o correto dimensionamento
Tenha em mente que dimensionar um aparelho muito maior do que a real necessidade de consumo pode causar gastos excessivos de gás. Portanto, você não precisa adquirir o aquecedor a gás mais robusto do mercado para ter uma boa experiência de uso, mas sim aquele que consiga atender todos os pontos de consumo de forma simultânea.
Gostou da postagem? Continue acompanhando o blog da 3B Aquecedores para mais dicas e informações úteis sobre esse tipo de equipamento!