Você sabia que existem diferentes tipos de gases? E que é necessário prestar atenção para não correr o risco de fazer uma compra errada de aquecedor a gás? Se você está pensando em adquirir esse equipamento, um dos fatores imprescindíveis é definir qual é o tipo de gás que ele irá consumir. E isso deve ser feito antecipadamente, caso contrário o aquecedor a gás não funcionará e será necessário solicitar uma assistência técnica para realizar a conversão para o tipo de gás distribuído no local. Se você não sabe qual é o tipo utilizado em sua residência ou empresa, consulte o manual da construtora ou pergunte diretamente ao síndico. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar o aquecedor mais adequado para atender suas necessidades.
O gás natural e o gás GLP são os mais comuns no nosso dia a dia. Confira informações sobre os dois tipos a seguir:
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
É o famoso gás de cozinha que é vendido em botijão e está presente na maioria das residências do Brasil. Ele é o mais comum porque é facilmente armazenado e transportado em forma líquida, o que o torna mais prático e econômico. Hoje em dia, todos os fogões e cooktops a gás saem de fábrica preparados para receber o GLP.
Gás Natural (GN)
O Gás Natural é fornecido por meio de encanamentos vindos da rua, e são geralmente utilizados por empresas de grande porte e postos de combustível de grandes cidades. No caso de cidades menores, o fornecimento do Gás Natural é mais comum somente em empresas. Vale ressaltar que não é necessário pedir um novo botijão, pois você paga pelo consumo e o valor é informado em sua conta de gás – semelhante à da conta de luz.
Nós esperamos ter tirado suas principais dúvidas. Para conferir mais informações e dicas úteis sobre aquecedor de água a gás, continue acompanhando o blog da 3B Aquecedores.