O aquecedor a gás de passagem é um equipamento muito confiável. No entanto, a falta de conhecimento por parte dos usuários ou manutenção preventiva pode ocasionar alguns problemas ao longo do tempo. Confira os problemas mais comuns e dicas sobre como resolvê-los:
1) O aquecedor desliga durante o banho
Esse é um dos problemas mais comuns no equipamento – e um dos mais desagradáveis. Afinal, ninguém quer receber água fria no meio do banho de repente, não é mesmo? Trata-se de um defeito no sistema hidráulico que resulta em água fria ou morna. Dependendo do caso, o aquecedor não chega a desligar durante o banho, mas existe uma grande variação na temperatura da água. Isso ocorre porque a água fria, que naturalmente possui uma pressão maior em comparação à água quente, domina o encanamento e bloqueia a passagem de água quente que vem do aquecedor.
Uma vez que o aquecedor a gás é acionado somente com a passagem de água, o equipamento interpreta que o registro foi fechado e desliga. Nos casos em que a temperatura fica oscilando, a água fria não bloqueou completamente a passagem de água quente, o que causa a variação repentina.
Normalmente as pessoas configuram o aquecedor a gás com uma temperatura mais elevada do que a ideal, e então ajustam a temperatura confortável do banho por meio da abertura do registro de água fria. Essa não é uma forma recomendável de utilizar o aquecedor a gás. Quanto maior a temperatura configurada no equipamento, mais água fria será necessário para esfriá-la.
Sendo assim, a temperatura confortável deve ser regulada no próprio aquecedor para evitar a mistura com água fria. No caso dos aquecedores a gás digitais, existe um display eletrônico que permite colocar a temperatura exata desejada. É comum que cada morador da residência prefira seu banho em uma temperatura específica. Nesse caso, para que você não precise ficar mexendo no aquecedor toda hora, coloque a temperatura no máximo 2 graus acima da ideal. Dessa forma, só será necessário misturar um pouco de água fria para atingir a temperatura desejada sem causar um desequilíbrio hidráulico – e você ainda economizará gás e água!
Caso você não esteja misturando água fria e mesmo assim o problema continua, é provável que o registro da ducha higiênica esteja aberto. A maior parte das pessoas não fecha o registro em si, deixando somente o gatilho fechado. Apesar de não sair água, o registro fica aberto e compartilha a mesma tubulação do chuveiro, o que faz com que a água fria impeça a passagem de água quente durante o banho. Vale ressaltar que isso pode ocorrer também com registros abertos de banheiros desativados. Por isso, sempre verifique se todos os registros estão fechados.
2) O aquecedor não liga
Pode parecer que não, mas a falta de gás é um problema bastante comum. Nesse caso, o problema não está no aquecedor em si.
Muitas vezes o problema se resume ao registro fechado, mas as causas podem ser diversas. Por exemplo, um problema no fornecimento da empresa de gás ou alguma falha na estrutura do prédio, com o registro geral fechado. Um jeito prático de verificar se o gás está chegando em sua residência é a partir do acionamento do seu fogão. Vale lembrar que é comum algumas empresas responsáveis pelo abastecimento de gás selarem registros individuais de gás das residências novas ou das que ficaram muito tempo paradas e sem moradores. Nessa situação, você precisará entrar em contato diretamente com a empresa para solicitar a reabertura do registro.
3) Aquecedor aciona e logo desliga
Trata-se de um problema de rotação da ventoinha. Ele ocorre quando a ventoinha – que expulsa o monóxido de carbono do equipamento – começa a fazer mais esforço para girar, o que a faz perder a eficiência. Sendo assim, o monóxido não é expulso e acaba se acumulando no aquecedor, causando um superaquecimento. Isso resulta no desligamento do equipamento por questões de segurança.
É comum que a causa desse problema seja a sujeira, pois ela se acumula na ventoinha e dificulta a sua rotação ao longo do tempo. O desgaste natural da peça também é outra possível causa. Ambos os casos reforçam a importância da manutenção preventiva para evitar situações desagradáveis e manter toda e eficácia do aquecedor a gás.
4) Aquecedor desliga depois de um tempo
Trata-se de uma insuficiência de gás. É um problema semelhante ao anterior que comentamos. A diferença é que nesse o gás chega ao aquecedor, mas em uma quantidade inferior ao necessário para o seu funcionando.
No caso da versão GLP (gás de botijão), isso ocorre porque o gás está acabando ou o medidor de gás instalado não está bem dimensionado. Caso o botijão esteja cheio, o problema está no dimensionamento dos registros e medidores de gás. Para isso, solicite que um profissional qualificado realize o redimensionamento correto para você.
Em aquecedores que utilizam o GN (gás natural), o problema pode estar relacionado à baixa pressão do gás. Somente uma empresa fornecedora de gás poderá ajudá-lo nesse caso.
Os aquecedores a gás, especialmente aqueles nas versões digitais, são sofisticados, confiáveis e apresentam uma longa vida útil – desde que sejam utilizados de maneira correta e passem por manutenções periódicas.
Se mesmo após você ler essa postagem o problema persistir no seu equipamento, entre em contato com uma empresa autorizada pela fabricante do seu aquecedor a gás para solicitar assistência técnica especializada.
Procurando assistência técnica de aquecedor a gás em Curitiba – PR?
Com mais de 20 anos de história, a 3B Aquecedores é especializada em aquecedor a gás em Curitiba e região metropolitana. Somos credenciados pelo CREA-PR (n°41354) e oferecemos assistência técnica e manutenção de aquecedores das marcas Komeco, Rinnai, Bosch e Orbis do Brasil. Confira mais informações em nosso site e solicite um orçamento.